sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Viver é um exercício de superação

É fato que, constantemente, buscamos o equilíbrio, a solução dos problemas, visando a um estado de espírito pacífico, sem conflitos ou cobranças. Assim, nosso dia-a-dia é permeado por uma certa "ansiedade", mesmo que seja focada no desejo de paz.

E isso, como sabemos, gera uma série de sintomas desagradáveis, como insônia, irritabilidade, dores de cabeça, taquicardia e, em casos mais graves, a depressão.

No entanto, este tipo de doença pode surgir não apenas por causa dos problemas da rotina diária, mas também devido a momentos de ruptura brusca, como a morte de alguém, o fim de um relacionamento ou a perda de um emprego. É claro que, nesta situação, a medicina é a grande e maior aliada, devendo ser levada em consideração antes de qualquer outra medida, pois uma pessoa com depressão precisa ser tratada com remédios.

Mas a ioga pode ajudar a diminuir os sintomas e proporcionar bem-estar através de exercícios que trabalham os sentimentos de forma positiva, tornando-os mais equilibrados. Então, por que não tentar? Se a prática faz bem para tanta coisa, pode ajudar neste caso também, lógico!


E como a meta é sempre superar os problemas, exercícios que diminuem a ansiedade são bem-vindos, mesmo porque depressão e ansiedade, segundo os médicos, são duas faces da mesma moeda.

Superar as situações e a si mesmo é um esforço diário que traz muitas compensações. Uma delas é fazer que as coisas pequenas nos aborreçam menos e tenham cada vez menor importância em nossa vida.

Assim, conseguimos ser mais leves e soltos.


Thaise Rodrigues - Vida & Ioga - Ano 3 - Nº 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário