terça-feira, 16 de outubro de 2012

Carta de um sábio ancião


Saber viver pode ser uma arte. 
Conhecer a arte do bem viver e saber
aplicar no cotidiano é maestria. 
Conheci um ancião sábio, 
ele assim não se considerava, 
mas eu e outras pessoas assim 
o tínhamos em nosso conceito. 
Certo dia a algum tempo atrás, 
eu era bem jovem, mas já conhecia parte da vida 
apesar da jovialidade...
Eu morava em uma cidade relativamente distante
 da cidade desse sábio ancião, 
quando o carteiro me entregou um envelope de carta, 
desses envelopes comuns com bordas verde e amarela. 
Virei o envelope para constatar o remetente, 
mas só havia no lugar do nome  
e do endereço três interrogações.
A caligrafia não me era desconhecida. 
Eu já imaginava de quem seria aquela carta. 
Fui para meu quarto e a abri. 
O escrito começava assim:
A vida meu querido jovem é 
um condimento da felicidade,
se souberes a medida certa 
para cada ato do teu viver,
terás o sabor da alegria. 
Aprende a usar a dose certa do tempero  
dos teus pensamentos e obterás 
a dose exata do sal do espírito, 
e este soprará em teu coração 
o alento da felicidade. 
Mede teus atos pelas tuas palavras 
e a cada passo que deres que seja firme
 e na medida do anterior, 
pois assim fazendo estarás evitando tropeços
 em teus próprios pés e evitarás as quedas
 que podem ser dolorosas.
A felicidade está ao alcance de todos; 
Que não te engane a riqueza.  
Ter o suficiente é necessário; 
Zela da saúde que é o bem maior do teu corpo
 e da tua mente, é nele que reside 
tuas alegrias e tristezas.
Dei-te a instrução do condimento do bem-viver, 
seja tu agora o cozinheiro a saber preparar o sabor.
O mais importante do alquimista 
não é ter o segredo do ouro,
mas saber transmutar a pedra bruta
 do pensamento no maisvalioso brilhante. 
Ao terminar de ler os dizeres daquela carta, 
pensei comigo, e ele nunca se considerou um sábio. 
Estejas onde estiver meu venerável ancião, 
serás sempre meu adorável sábio, 
por que serás sempre meu pai.

 ===Edmen=== 

Nenhum comentário:

Postar um comentário