domingo, 11 de março de 2012

A alegria da viagem

Mais cedo ou mais tarde, chegamos à conclusão que na vida
o que existe mesmo é...

“A ALEGRIA DA VIAGEM”.

Escondida num canto qualquer do nosso subconsciente,
existe uma idílica visão; nela estamos fazendo uma longa viagem de trem.


Pelas janelas, admiramos os carros que percorrem as estradas próximas;
as crianças nos acenam nos cruzamentos, o gado pasta numa colina;
a chaminé de uma fábrica expele fumaça,
e atravessamos campos cultivados onde se enfileiram os pés de milho e trigo; montanhas e vales, perfis de grandes cidades e casas de aldeias.


Em nossa mente, porém, antes de mais nada, está o nosso destino.
Num determinado dia, numa determinada hora,
chegaremos a uma estação.


Maravilhosos sonhos então se tornarão realidade, e as peças
de nossas vidas se encaixarão como as de um puzzle.
Enquanto isso, andamos de um lado para outro nos corredores do vagão, maldizendo os minutos que tanto custam a passar.


Dizemos com os nossos botões:
"Quando eu chegar à estação é que vai ser."
"Quando eu tiver dezoito anos."
"Quando eu comprar o carro do ano!"
"Quando meu último filho completar a faculdade."
"Quando eu puder pagar minhas dívidas."
"Quando eu conseguir aquela promoção importante."
"Quando eu me aposentar, viverei feliz para sempre..."

Mais cedo ou mais tarde, chegamos a conclusão de que a estação não existe;
não existe um lugar em que se chegue definitivamente.
A verdadeira alegria consiste na viagem.
A estação é um sonho que constantemente se afasta de nós.


Aproveitar o momento que passa é um bom lema, especialmente
se juntarmos tudo de bom que já vivemos.


Portanto, é melhor você parar de andar de um lado para o outro
pelos corredores da vida. Em vez disso, escale mais montanhas,
tome mais sorvetes, ande mais vezes descalços, nade em mais rios,
admire mais crepúsculos, ria mais freqüentemente.
Viva a vida a medida que ela passa, pois sua busca nunca terá fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário